Conectar

SEJA BEM VINDO AO PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BACURI MARANHÃO.

diario oficial contra-cheques 2 editais licitacoes
portal transparencia e sic
ouvidoria dados municipio
historico

MUNICÍPIO DE BACURI RECEBE PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA ‘LUMINAR: CARAVANA DA CIÊNCIA’.

MUNICÍPIO DE BACURI RECEBE PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA LUMINAR - CARAVANA DA CIÊNCIAO Centro de Ensino Cristino Pimenta, localizado no centro da cidade de Bacuri, foi palco para a primeira edição do projeto ‘Luminar: Caravana da Ciência’, realizado no sábado (6). O ‘Luminar’ é um dos programas da política de popularização da ciência do Governo do Maranhão, executado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O projeto tem como público-alvo estudantes da rede pública de ensino.

O ‘Luminar: Caravana da Ciência’ compreende oficinas de robótica, games, astrologia, eletricidade básica e a apresentação do Planetário. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, enviou mensagem de saudação aos participantes, pediu empenho aos estudantes e parabenizou a todos pela participação.

“Nunca se investiu tanto em educação no Maranhão como tem sido feito neste governo. O ‘Luminar: Caravana da Ciência’ é mais uma dessas iniciativas. Desejo que vocês aproveitem as oficinas e o Planetário e nos ajudem a melhorar o estado do Maranhão”, disse o secretário.

De acordo com Joilson Costa, da equipe de coordenação do programa, a iniciativa é uma forma de motivar os estudantes. “É um projeto que se insere em um dos eixos estratégicos da Secti, que é o da popularização da ciência. Visa popularizar a ciência, mas também motivar os jovens a se interessarem pela ciência e a trilhar o caminho da universidade”, afirmou Joilson Costa.

Hemille Carvalhal, que participou da oficina de astronomia, considerou um avanço a presença do ‘Luminar’ em sua cidade. Além de desejar que o programa alcance todos os municípios maranhenses, Hemille afirma que ele pode contribuir com o crescimento dos jovens. “Estamos acostumados a viver com o comodismo dos governantes. Um programa como este faz a diferença. É uma oportunidade para que o jovem adquira novos conhecimentos e aprimore o que já tem”, comentou.

O diretor do Centro de Ensino Cristino Pimenta, Elpidio Silva Filho, disse que as oficinas dão sentido a tudo o que os professores ensinam na sala de aula e que esse é um trabalho que prepara o jovem para vida. Elpidio informou que mais de 140 alunos se inscreveram para as oficinas e que a com maior número de inscritos foi a de astronomia.

“É a primeira vez que a escola participa de um projeto dessa dimensão. Nossa participação no projeto do governo vai continuar, para isso estamos inscrevendo os estudantes no Aulão do Enem, marcado para o dia 20 deste mês”, revelou o diretor.

PRÓXIMA EDIÇÃO

De acordo com a coordenação do ‘Luminar: Caravana da Ciência’, mais de 100 escolas se inscreveram para receber o programa. Dezessete delas foram selecionadas. A próxima cidade a receber a caravana é Caxias, no dia 13, na Unidade Escolar Vespasiano Ramos.

O programa foi lançado pelo Governo do Maranhão no mês de junho em Belágua.

rodape